Uncategorized

Lançamento do Volkswagen UP marcado para fevereiro

Com seu lançamento marcado para 5 de fevereiro, o Volkswagen Up! já é considerado, pela própria montadora alemã, como sendo o maior lançamento da marca em terras brasileiras desde 2003, quando lançou o Fox por aqui. E todo esse alvoroço tem razão de ser, se levarmos em conta tudo que envolve o Up!, passando pelo seu design inovador, chegando ao seu desempenho respeitável e chegando até a sua economia e segurança. Pois antes mesmo de seu lançamento no Brasil, a Volkswagen já o tinha como sucessor do Fusca, dando ao Up! até mesmo a alcunha de “Fusca do século XXI”. O veículo fez sucesso em todos os locais onde foi lançado, e por aqui não se espera menos do carrinho compacto da Volkswagen.

Na Europa, o Up! já ganhou até uma versão como motor elétrico, que ainda não tem previsão para chegar ao Brasil. A versão elétrica do compacto se chama E-Up! (alusão ao propulsor elétrico), e se locomove graças a um motor totalmente abastecido por eletricidade.

A montadora alemã iniciou um projeto para desenvolver veículos totalmente elétricos, e escolheu alguns dos modelos mais vendidos por lá para dar a largada no ambicioso projeto. O E-Up! é um deles, além do E-Golf, que é uma versão totalmente elétrica do consagrado Volkswagen Golf, compacto médio de sucesso mundial.

A Volkswagen está com diversos lançamentos como o Novo Gol 2021. Falando do Gol!, o modelo, pelo que a Volkswagen divulgou será disponibilizado, a princípio, apenas na versão quatro portas. Nos testes feitos pelos veículos de imprensa especializados, o que se viu foi um carro mais silencioso do que o Up! convencional (que já é bem silencioso), e com potência boa para o segmento, principalmente em comparação com rivais movidos a gasolina.

A potência do veículo é de 82 cavalos, o que é considerada boa para veículos compactos e o torque de 21,3 kgfm também é considerado dentro dos padrões de veículos desse segmento. Esses números proporcionam ao E-Up! a oportunidade de alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h.

Economicamente falando, essa versão “verde” do Up! possui uma autonomia de até 160 km, com apenas uma carga de bateria. Esse número pode ser ainda melhor se o veículo for conduzido no modo econômico.

O E-Up! apresenta ao motorista três modos de condução: o normal (E-Drive), o modo Eco e o modo Eco Plus (que limitam a potência do motor para que se economize energia, aumentando assim a autonomia do E-Up!). Basta acioná-los por meio de botões no console do veículo, de modo bem simples e com resultados bem rápidos.

As baterias de íons de lítio utilizadas pelo Volkswagen E-Up! estão localizadas abaixo dos bancos do veículo. Internamente, o E-Up! é muito parecido com as versões convencionais comercializadas na Europa, e também difere pouco das versões que serão comercializadas por aqui a partir de fevereiro. Comporta com segurança e conforto 4 passageiros, com bom espaço para os passageiros no banco de trás e com relativo espaço para os que ficam nos bancos dianteiros, o que é bom para um veículo compacto.

O E-Up! é mais uma boa sacada da Volkswagen para a Europa, e se chegar por aqui, será uma boa sacada também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *