Uncategorized

Com o início do ano se aproximando, veja dicas para organizar seus gastos

Com mais um ano se iniciando, é normal as pessoas procurarem por dicas valiosas de como organizar seus gastos. Afinal de contas, queremos iniciar o novo ano com o pé direito e com todas as áreas da vida bem organizadas, principalmente a financeira! 

Verão, festas, viagens e férias estão é ai. Curtir essa época é muito bom, mas, é importante ter cuidado e depois de usufruir tudo isso é necessário colocar a vida em ordem. E nada melhor do que começar e dar o primeiro passo começando pelas contas, não é mesmo?! 

Um dos primeiros gastos do ano é o IPVA 2022 SP. Além deste imposto, também há gastos com rematrícula, material escolar, custos básicos de alimentação, energia, água e muito mais. 

Com todos esses gatos, é importante se organizar para manter uma saúde financeira adequada ao longo de todo o ano. 

Ao contrário do que muitos pensam, os passos para colocar as finanças em dias não são difíceis de seguir, apenas um pouco mais complicado de manter. No entanto, com toda a dedicação e foco tudo é possível! 

Ao longo deste post, trouxemos dicas imperdíveis de como organizar seus gastos. Siga nos acompanhando para conferir! 

1 – Liste todos os seus gastos

O primeiro passo a ser dado para organizar sua vida financeira é listar/registrar todos os seus gastos, principalmente os fixos. Muitas vezes só temos noção do que gastamos quando anotamos, não é mesmo?! 

Por isso, é se sua importância fazer um levantamento de custos com água, luz, telefone, alimentação, mensalidade de faculdade e escola, aluguel e entre outros gastos fixos. Depois, faça uma estimativa das despesas variáveis, como por exemplo as compras de roupas, lazer e outras. 

Lembre-se de nunca menosprezar os pequenos gastos, combinado? As pequenas compras fazem total diferença no orçamento do final do mês!

2 – Classifique seus gastos 

Após registrar todas as suas contas, chegou o momento de identificar onde você está gastando mais dinheiro. Para isso, será necessário separar as despesas fixas e variáveis. Assim, você conseguirá entender para onde mais está indo o seu dinheiro e, assim, se policiar. 

3 – Defina suas prioridades

Caso seu orçamento esteja apertando, com gastos maiores que as receitas, ou seja, gastando mais do que o valor do seu salário, o melhor a se fazer é reduzir as despesas, como as multas veiculares e multa renainf, por exemplo, e definir suas prioridades. 

Defina suas prioridades e elimine o que não é essencial. As idas ao restaurantes, shopping, passeios, viagens ou compras supérfluas devem ser colocadas de lado por um momento, até que haja um equilíbrio financeiro. 

4 – Faça uma reserva financeira 

É a reserva financeira que permite que a pessoa enfrente situações emergenciais ou crises sazonais. Sendo assim, quando puder, sempre reserve uma parte do seu salário. Tenha o compromisso de guardar cerca de 10% a 20% de sua receita mensal. 

5 – Revise seus gastos

É sempre importante está revisando os seus gastos, analisando no que você mais está gastando e o que é preciso fazer para que você passe a economizar um pouco mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *